Notícias

Chapada recebe palestra sobre atendimento do NUPS

27/09/2018

Para proporcionar primeiro contato com a rede de atendimento do sistema criminal para os pequenos delitos, como o uso de drogas, foi realizada palestra sobre o funcionamento da gestão de atendimento no Juizado Especial Criminal de Cuiabá (Jecrim) desde 2002. A reunião foi conduzida pelo juiz coordenador do Jecrim, Mário Kono de Oliveira e pela equipe do Núcleo Psicossocial (Nups). A iniciativa partiu do juiz e diretor do Foro, Leonísio Salles de Abreu Júnior, e da defensora pública Janaina Yumi Osaki e ocorreu na última sexta-feira (21 de setembro).

Para o juiz Leonísio Salles, esta foi a importância da palestra, o entendimento das boas práticas já utilizadas pelo Juizado Criminal na Capital e sua futura aplicabilidade na realidade da Comarca de Chapada dos Guimarães. “A adoção dessa metodologia se faz necessária para o tratamento/enfrentamento de drogaditos, desde que haja a voluntariedade do infrator e de sua família, uma vez que a simples aplicação do Direito Penal a tais delitos aponta para a não resolução da presente problemática”, disse o magistrado.

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner de Mello; o delegado de Polícia, Marcelo Melo de Laet; o presidente da Câmara Municipal, Benedito Edimilson Freitas Filho; bem como servidores, psicólogos e assistentes sociais. Todos estavam engajados na causa, uma vez que sem a união destes, mais dificultosa seria a transformação social e o tratamento eficiente e humanitário que o tema das drogas demanda.
 

Dani Cunha (Com informações e fotos da Comarca de Chapada dos Guimarães)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409