Notícias

Polo de Barra do Garças será correicionado a partir desta segunda

17/09/2018

As equipes da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) continuam trabalhando na região do Araguaia. Esta semana elas correicionam as comarcas do polo de Barra do Garças – com exceção de Água Boa e Nova Xavantina – e a comarca de Querência, pertencente ao polo de São Félix. A desembargadora corregedora Maria Aparecida Ribeiro aproveita a visita para firmar parcerias com as prefeituras e expandir o programa Efetividade na Execução Fiscal. 

Conforme a Portaria 63/2018-CGJ, as atividades serão executadas pelo juiz auxiliar Aristeu Dias Batista Villela e equipe em Querência, Canarana, Campinápolis, Novo São Joaquim e Barra do Garças (3ª e 4º Vara Cível e Diretoria). Já o grupo coordenado pela juíza auxiliar Ana Cristina Silva Mendes ficará responsável pelas duas varas criminais, Juizado Especial e 1ª e 2ª Vara Cível da comarca de Barra. 

A correição consiste em averiguar a regularidade dos serviços administrativos e judiciários executados, por amostragem, bem como orientar servidores e magistrados para uma melhor organização das rotinas visando a efetividade da prestação jurisdicional, a redução da taxa de congestionamento e o cumprimento de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). São examinados processos físicos e eletrônicos, livros, papéis, atos e documentos relacionados ao expediente forense. 

Além da vistoria processual, a correição implica na identificação de magistrados e servidores, verificação do espaço físico, equipamentos, recursos humanos, avaliação gerencial, levantamento de informações da secretaria judicial e de correições anteriores, e apontamento pontos fortes e fracos. As atividades prosseguem regularmente nas comarcas, inclusive com manutenção da pauta de audiências, dos prazos e do atendimento às partes e aos procuradores. 

No término dos trabalhos os magistrados recebem um relatório detalhado da correição. Para cada apontamento é estabelecido uma recomendação e um prazo para cumprimento, quando necessário. 


Leia mais: 

Corregedora acompanha trabalhos em São Félix 

Começa correição no polo de São Félix do Araguaia

CGJ-MT faz correição em Água Boa e Nova Xavantina 


Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777